Histórico

O Centro de Educação Infantil Paraíso da Criança foi construído em 1997 e iniciou as atividades em fevereiro de 1998. O decreto lei 8161 de 03/07/97, parecer 004/98 do COMED/Joinville e resolução 007/98 que autorizou o funcionamento a partir de 07/12/98.
É mantido pela Prefeitura Municipal de Joinville, Secretaria da Educação e Associação de Pais e Professores (APP). O nome fantasia “Paraíso da Criança” foi escolhido entre outros tomando como ponto de partida o nome do bairro e na época por ser a primeira instituição de educação infantil no bairro.
Através do decreto nº 12.848 de 24 de março de 2006, fica alterada a nomenclatura: O Jardim de Infância Paraíso da Criança, localizado na: Avenida Júpiter, nº 903, Bairro Jardim Paraíso, passa a se chamar: Centro de Educação Infantil Paraíso da Criança.
O prédio tinha capacidade para atender 200 crianças, mas devido a demanda em 2000 foi implantado o turno intermediário, o qual atendia mais 112 crianças.
Com a reforma e ampliação do prédio, concluída em agosto de 2006, foi eliminado o turno intermediário.
Hoje temos um espaço físico com salas amplas e bem ventiladas, equipadas adequadamente, atendendo um número de 305 crianças de 3 a 5 anos e 11 meses, divididos em dois turnos: 6 salas no matutino e 6 salas no vespertino, num total de 12 turmas.

Diretora: Ruth de Souza Dias
Aux. de Direção: Liziane Goulart machado da Silva
Coord. Pedagógica: Nilse Regina Bogo

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11/03/2011

Reportagem - Finalista Programa Pelo Direito de Ser Criança

Projeto Modificando os Espaços
Concorrendo na categoria "Aqui se Brinca"

A dificuldade de espaços adequados a elaboração de brincadeiras pelas 302 crianças da unidade obriga-nos a utilizar dia a dia de muita criatividade, neste sentido surge a oportunidade de integrar e trazer para a unidade as realidades culturais da região e participação da família com situações de aprendizagem através do brincar, tornando o espaço mais aconchegante, prazeroso e desafiador, utilizando de materiais diversificados, simples e de baixo custo, sensibilizando para a preservação e cuidado com o meio ambiente.
Esta proposta teve início com o levantamento de hipóteses sobre quais espaços às crianças tinham interesse em modificar, poderia ser externo ou interno, as mesmas optaram por modificar os espaços internos das salas e varandão, pois havia predomínio de mesas e cadeiras nas salas dificultando as inúmeras possibilidades de movimento, expressões e linguagens infantis, sendo assim foram criados espaços de salão de beleza, circo, cantinho da leitura, música, supermercado, circuitos, piscina de bolinhas, etc. as atividades para mudanças destes ambientes foram planejadas posteriormente com professores, crianças, funcionários, pais e direção, através de questionamentos sobre o que deveriam fazer para esta mudança, entre as atividades mais citadas ficou os móveis e objetos, sendo assim cada sala ficou responsável pela elaboração de um ambiente que seria posteriormente utilizado por todas as 302 crianças da unidade. Os pais sugeriram utilizar caixas de leite “tetra pack” para a construção, sendo que os mesmos ficaram responsáveis em enviar para a unidade este material, e durante o período de arrecadação, as crianças pesquisavam e vivenciavam experiências com profissionais, pais, cabeleireiro, visita a bibliotecas, livrarias, sítio, circo, supermercado, a fim de vivenciar estas realidades, o que possibilitou um repertório mais rico para que professores e crianças planejassem as atividades necessárias.
Com os materiais devidamente arrecadados marcamos o dia e iniciamos a construção dos móveis e materiais necessários para a modificação dos espaços, pais, familiares e comunidade muito animados participaram ativamente nesta construção, onde ao final brincou junto com os filhos.
Acreditando na participação de toda a comunidade escolar, o Projeto “Modificando os Espaços” esta organizado e as crianças deste Cei tem hoje a possibilidade de interagir com as demais turmas escolhendo os espaços, materiais e ambientes onde querem brincar, possibilitando assim o contato com diferentes idades, cooperando umas com as outras, numa atitude colaborativa sensibilizando para o cuidado com o próximo e com o meio ambiente. Pois conforme citado no RCNEI, acreditamos que o brincar funciona como um cenário no qual as crianças tornam-se capazes não só de imitar a vida como também de transforma-la.
 
 
 
 
 
 
 
 




A todos, equipe de professores, funcionários, famílias e as pessoas que trabalharam para que esta proposta de trabalho desse certo...Aqui esta o reconhecimento pelo empenho de todos.

Um comentário:

Zety disse...

PARABÉNS PELO BELÍSSIMO TRABALHO!!!
DEUS ABENÇOE A TODA A EQUIPE "PARAISO DA CRIANÇA".