Histórico

O Centro de Educação Infantil Paraíso da Criança foi construído em 1997 e iniciou as atividades em fevereiro de 1998. O decreto lei 8161 de 03/07/97, parecer 004/98 do COMED/Joinville e resolução 007/98 que autorizou o funcionamento a partir de 07/12/98.
É mantido pela Prefeitura Municipal de Joinville, Secretaria da Educação e Associação de Pais e Professores (APP). O nome fantasia “Paraíso da Criança” foi escolhido entre outros tomando como ponto de partida o nome do bairro e na época por ser a primeira instituição de educação infantil no bairro.
Através do decreto nº 12.848 de 24 de março de 2006, fica alterada a nomenclatura: O Jardim de Infância Paraíso da Criança, localizado na: Avenida Júpiter, nº 903, Bairro Jardim Paraíso, passa a se chamar: Centro de Educação Infantil Paraíso da Criança.
O prédio tinha capacidade para atender 200 crianças, mas devido a demanda em 2000 foi implantado o turno intermediário, o qual atendia mais 112 crianças.
Com a reforma e ampliação do prédio, concluída em agosto de 2006, foi eliminado o turno intermediário.
Hoje temos um espaço físico com salas amplas e bem ventiladas, equipadas adequadamente, atendendo um número de 305 crianças de 3 a 5 anos e 11 meses, divididos em dois turnos: 6 salas no matutino e 6 salas no vespertino, num total de 12 turmas.

Diretora: Ruth de Souza Dias
Aux. de Direção: Liziane Goulart machado da Silva
Coord. Pedagógica: Nilse Regina Bogo

Estamos no Facebook

14/09/2010

EXPOSIÇÃO DAS ATIVIDADES DOS PROJETOS 1ª SEMESTRE DE 2010

O FASCINANTE MUNDO DO CIRCO
TURMA: MATERNAL II-MATUTINO
PROFª RESP: MICHELE E AURÉLIA


Justificativa: Devido ao circo que se instalou no bairro no início do ano letivo e as frequentes conversas das crianças relacionadas a este fato, passou-se a utilizar brincadeiras que envolviam mágicas e fazendo algumas investigações percebeu-se nas crianças a curiosidade em conhecer um pouco mais desta arte. Surge assim o projeto "Fascinante Mundo do Circo." Com inúmeras atividades dentre elas a confecção do palhaço e o texto coletivo sobre a construção.




















BRINCADO COM O CORPO SENSAÇÕES E MOVIMENTOS
TURMA:MATERNAL II -VESPERTINO
PROFª RESP: CIBELE E AURÉLIA

Justificativa: Percebendo que é de extrema importância o conhecimento e interação da criança em relação ao corpo para o desenvolvimento e ampliação de suas habilidade motoras e sensoriais, percebeu-se então a necessidade de um projeto que contemplasse a curiosidade das crianças em relação ao corpo e suas sensações. Diante disso foram desenvolvidas várias atitividades com a turma e uma delas foi o tapete das sensações.

Tapete das sensações


O CIRCO CHEGOU -1º PERÍODO-
TURNO:MATUTINO
PROFª RESP: CIBELE


Justificativa: Logo no início do ano um circo se instalou no bairro e as crianças ficaram eufóricas, pois associavam o circo com o personagem do palhaço. Com isso as conversas espontâneas das crianças referente ao tema eram constante. Sendo o circo uma arte que não se limita ao personagem do palhaço resolveu-se então inserir esta cultura no aprendizado das crianças. Isso aconteceu de forma lúdica inicialmente pela profª Luciana logo em seguida a Proª Cibele que assumiu a turma deu continuidades ao projeto. Dentre as atividades propostas a construção de uma maquete do espaço circense concluiu todas as vivências que a turma participou como: malabarismo, equilibrísmo, contorcionismo...



DESVENDANDO O CORPO
TURMA: 1ºPERÍODO-MATUTINO
PROFª RESP: ELITA

Justificativa: Durante a contação da história " O pé do Igor", nasceu a curiosidade das crianças pela descoberta do corpo onde faziam comparações com os pés e perguntavam se somo iguais. Então partindo da curiosidade e necessidade que as crianças demostravam em aprender sobre o corpo humano e suas diferenças criou-se o projeto desvendando o corpo com atividades lúdicas e significativas. Dentre muitas atividades as crianças escolheram para exposição os bonecos que representavam o corpo onde manuseram diversos materiais para representá-lo.







BRINCAR É COISA SÉRIA
TURMA:1ºPERÍODO- VESPERTINO
PROFª RESP: ANDRESA


Justificativa: Com a brincadeira feita no pátio logo no início do ano (Bolinha de Sabão), observando a conversa das crianças e percebendo a fala de uma delas que respondia a amiga: - Eu não estou só brincando de fazer bolinhas, eu estou aprendendo a soprar. Neste momento as crianças foram questionadas sobre o que mais aprenderam e assim eles perceberam que em toda brincadeira tem um aprendizado e sendo que a ludicidade é uma atividade cotidiana na vida da criança e acontece de forma significativa deu-se início ao projeto brincadeira é coisa séria. Durante as brincadeiras propostas o envolvimento e aprendizagem, acontecia de forma visível, a partir de seus registros gráficos, como nas brincadeiras de roda e amarelinha registrados abaixo.






ANIMAIS DOMÉSTICOS

TURMA: 1º PERÍODO- MATUTINO/VESPERTINO
PROFª RESP: MARIA APARECIDA (CIDA)

Justificativa: Este projeto surgiu através das manifestações das crianças mostrando curiosidade e interesse ao apreciarem um livro com imagens de animais onde neste momento relatavam seus conhecimentos prévios sobre o assunto e faziam alguns questionamentos. Sabendo que o contato com os animais ajuda no desenvolvimento emocional da criança e também auxilia no aprendizado sobre o animal sendo ele elemento da natureza e que devemos ter afeto ao nosso animal de estimação além dos cuidados necessários, também os respeitando como seres vivos e elementos da natureza. fizemos conversações, registros gráficos, brincadeiras e entre as atividades fizemos também o jogo da memória dos animais construindo suas regras e confeccionando com as famílias animais com materiais de sucata.







EU E VOCÊ, VOCÊ E EU

TURMA:1ºPERÍODO- VESPERTINO
PROFª RESP: JOSIANE

Justificativa: Percebeu-se nas crianças a necessidade de investigarmos sobre as diferenças entre as pessoas e o respeito que devemos ter entre todos para haver assim uma boa convivência no grupo. Partindo desta necessidade começamos então a realizar atividades que auxiliasse a turma, descobrir a si mesmo, suas semelhanças e diferenças com o outro, seus gostos e preferências, suas habilidades e seus limites, enfim conhecer-se como pessoa única no meio de tantas outras pessoas. Realizamos várias atividades dentre elas o jogo cara a cara com a construção de sua própria imagem trouxe a eles um momento de observação e análise. Outra atividade proposta foi, as crianças trazer de casa algo que marcasse a sua história ou sua chegada na família.







VIDA DE INSETOS
       TURMA:1ºPERÍODO- VESPERTINO
PROFª RESP: NILSE

Justificativa:A idéia de trabalhar este projeto foi surgindo da enorme curiosidade e interesse demostrado pelas crianças quando encontravam pequenos seres no pátio do CEI. Outro fato que fortaleceu ainda mais a idéia do projeto foi quando uma aluna trouxe um vaga lume, as crianças mostraram curiosidade e todos interagiram cuidando, conversando e questionando sobre o mesmo. Partindo desta curiosidade deu-se início ao projeto Vida de Insetos projeto este que contribuiu para uma aprendizagem significativa. Construiu um borboletário para acompanhar as fases da metamorfose da borboleta.






CONHECENDO O CORPO
TURMA:2ºPERÍODO- VESPERTINO
PROFª RESP: DANIELA


Justificativa: Este projeto embalou as aprendizagens das crianças sendo que juntos delimitamos o que gostariamos de   pesquisar e aprender sobre o nosso corpo para aprofundaros conhecimentos prévios. Participaram com entusiasmo das atividades propostas e demostraram seus aprendizados de várias formas, contruindo, brincando, conversando e registrando graficamente.





E ASSIM TERMINA O 1º SEMESTRE COM MUITAS APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS QUE ACONTECERAM DE FORMA LÚDICA CONFORME  A NECESSIDADE DAS CRIANÇAS.

PARABÉNS PROFESSORAS PELAS OBSERVAÇÕES FEITAS DIRETAMENTE CENTRADAS NO INTERESSE E CURIOSIDADES DAS CRIANÇAS.



Nenhum comentário: